No presente ano, uma série de acontecimentos acabou por impactar negativamente a vida das pessoas tanto no Brasil, como em outros países: oscilações políticas, recessão econômica, e agora, o drama da pandemia de Covid-19.
A sensação de insegurança e inquietude é grande, principalmente para quem luta por uma recolocação no mercado de trabalho. E de fato não é fácil, principalmente levando-se em conta que a cada dia, mais gente entra para as estatísticas que envolvem o aumento do desemprego no país.
O aumento nos índices de desemprego se justificam pelo fato de que muitos empreendimentos se viram obrigados a reduzir suas atividades, demitir uma parcela de sua força de trabalho e em último caso, fechar as portas.
Como contraponto ao encolhimento do número de vagas de emprego formal, e apesar do cenário desolador que virou o mercado de trabalho formal, há quem enxergou dentro dessas condições excepcionais uma oportunidade de reinventar-se.
Quem está habituado a lidar com mídias sociais, desenvolvimento web e publicidade /propaganda, junto com todos os prós e contras que são próprios a cada um desses ramos , passou a ver no ramo do Marketing Digital uma nova oportunidade de trabalho.
Mas de que se trata o Marketing Digital?
Basicamente, pode-se dizer que o Marketing Digital é uma nova forma de se fazer marketing publicitário. Esqueça o papel, esqueça as tradicionais revistas, folhetos, outdoors, cupons físicos, e saúde a publicidade voltada para redes sociais e domínios de internet.
E-books, postagens com texto, imagem e/ou vídeo, banners, e-mails publicitários, sites e páginas promocionais, tudo isso e muito mais representa o potencial do Marketing Digital, que não está mais limitado por barreiras físicas e/ou geográficas, como o Marketing Comum estava até então.
Dado o crescimento exponencial do uso da Internet por crianças, jovens, adultos e membros da terceira idade, empresas de diversos setores passaram a enxergar o mundo digital como uma oportunidade de ampliar o alcance de suas marcas, fazendo com que suas ofertas de produtos e serviços alcançassem um novo patamar.
Não obstante, essas mesmas empresas também perceberam que demandam pessoas qualificadas que entendam as necessidades desse público digital, que conheçam as plataformas mais viáveis para divulgação de suas propagandas e principalmente, que tenham a possibilidade de ajudar a criar uma ponte sólida entre elas e seus potenciais consumidores/clientes.
Hoje, a procura por profissionais que atuam nessa área é grande, tanto é que algumas empresas oferecem condições especiais de trabalho (home office) e flexibilizam suas demandas de acordo com a disponibilidade do contratado.
A oferta de livros, apostilas, cursos online, presenciais e semi-presenciais também é grande, qualquer pessoa que demonstre interesse e disponha de tempo, pode se tornar um profissional do Marketing Digital e obter relativo sucesso nessa área.
Muito embora esse ramo do marketing esteja em processo de amadurecimento e desenvolvimento no Brasil, não há dúvida que é nele que se encontra uma oportunidade excelente de recolocação profissional. Ademais, se o futuro do mercado de trabalho flerta diretamente com as possibilidades que a Internet representa e oferece, nada mais adequado que o candidato à requalificação profissional acompanhe esta curva ascendente e nela cedo se posicione, garantindo assim uma oportunidade de destaque para os seus próprios méritos e sua capacidade laboral.